Os aeroportos mais conhecidos em solo nacional são o aeroporto do Porto e o aeroporto de Lisboa.
Apesar do aeroporto chamar-se Aeroporto do Porto, este equipamento não se localiza na cidade do Porto, antes estende-se por terrenos dos municípios da Maia, Matosinhos e Vila do Conde. A entrada do terminal de passageiros localiza-se na Vila de Moreira, na Maia. A parte central da pista e do terminal de passageiros e a totalidade do terminal de carga localizam-se em Vila Nova da Telha, na Maia. A parte sul da pista e das taxiways localiza-se na freguesia de Custóias, Leça do Balio e Guifões, em Matosinhos. No noroeste do terreno, existe uma ponta de poucos metros que ainda pertence a Matosinhos, na freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. A parte norte da pista localiza-se em Aveleda, Vila do Conde.
Aeródromo é qualquer superfície, terrestre ou aquática, que possua infraestrutura destinada à aterragem (inclusive amaragem), à decolagem e à movimentação de aeronaves.
Em Portugal, um pequeno aeródromo de importância regional que atenda primariamente à aviação geral é também conhecido como "campo de aviação".
A principal diferença entre os aeródromos e os aeroportos são os parâmetros operacionais disponibilizados, sendo que os aeroportos precisam atender requisitos operacionais mínimos para serem formalmente definidos como tal; por esse motivo, todos os aeroportos podem ser referidos como aeródromos, mas o inverso não é verdadeiro.
Os documentos da "International Civil Aviation Organization" (ICAO) usam o termo aeródromo. No entanto, o termo "aeroporto" superou o seu uso, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, na linguagem coloquial.
Um aeroporto é um aeródromo público dotado de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e/ou coisas. Aeroportos precisam ser de fácil acesso a estradas, para o transporte de passageiros, trabalhadores e carga do aeroporto a outras cidades.
Quando a capacidade de passageiros, carga ou movimento de aeronaves do aeroporto está perto de sua capacidade total, algumas mudanças podem ser necessárias, como a expansão de terminais de passageiros e/ou carga, novas taxiways, pistas de aterragem e descolagem e estacionamentos. Quando isto não é possível, considera-se a construção de um novo aeroporto na região.
A manutenção económica de um aeroporto dá-se através das taxas cobradas para o pouso e estacionamento de uma dada aeronave; os preços variam de aeroporto para aeroporto e de aeronave para aeronave. A cobrança de impostos ao comércio e taxas de embarque de passageiros, bem como a renda gerada pelo estacionamento de carros, também contribui de maneira significativa para a manutenção económica de um aeroporto que, no final das contas, pode tornar-se muito lucrativa;
Perfil e requisitos em algumas das vagas:
- Atendimento telefónico de clientes;- Preenchimento de contratos de aluguer;- Apresentação dos produtos e da frota de automóveis consoante as necessidades do cliente;- Apresentar e promover venda de serviços complementares ( seguro, via verde, entre outros );- Formação / Conhecimentos em padaria;- Experiência profissional até 2 anos;- Documentação de Residente Válida (Obrigatório);- Boa capacidade de trabalhar em equipa;- Capacidade de gestão de tempo, organização e planeamento;- Disponibilidade para trabalhar por turnos;- Dinâmico, responsável, honesto e dedicado;- Polivalência e Criatividade.
Oferecem em algumas das vagas (Apanhado Geral):
- Integração num grupo multinacional líder do mercado;- Formação inicial e contínua na busca de uma excelente performance;- Vencimento Base + S.A + S. Transporte;- Prémio de Admissão - 200€;- Prémio de Cumprimento de Contrato - 200€.- Integração num grupo com uma sólida experiência em restauração;- Possibilidade de progressão na carreira de acordo com o seu desempenho e contributo;- Possibilidade de progressão de carreira numa empresa reconhecida;- Formação Profissional na área da padaria.
