Infantários e Creches procuram pessoal para limpezas e outras funções a iniciar já em Abril

Alguns Infantários e Creches procuram pessoal para limpezas e outras áreas.


No que toca ao papel dos infantários e creches no desenvolvimento da criança, é sabido que a interatividade presente nestas instituições transmite várias realidades diferentes, das quais a criança  vai aprendendo valores e estratégias que contribuem para a formação da sua identidade pessoal e social. Estas construções que a criança vai realizando é a partir do contato com a família e com os colegas, é no espaço que compartilha com o outro que ela vai se descobrindo e organizando a forma de pensar e agir. A convivência com o outro faz com que ela realize atividades e rotinas, permite representar fantasias e cenas do cotidiano, que funcionam como terapias para lidar com a experiências negativas, a partilha de tempos, ações, representações e emoções é necessária para um mais perfeito entendimento do mundo e faz parte do processo de crescimento.

As crianças, quando crescem, deixam o seu legado, sob a forma de brincadeiras que praticam com os mais novos ou que estes observam e reproduzem.

A Ludicidade, constitui um traço fundamental das culturas infantis. Se a cultura lúdica constitui algo central à própria ideia da infância, desde há séculos, importa considerar o relevo que esta faceta tem no mercado de produtos culturais para a infância. Com o efeito os brinquedos tradicionais vem caindo em desuso, substituindo-os por brinquedos industrializados, que acaba por privar as crianças de uma melhor interação com o outro, uma criação e imaginação sobre a brincadeira, e assim acaba se tornando algo que vai uniformizando e moldando as crianças.

A fantasia do Real, este é o mundo faz de conta, neste espaço é onde a criança expressa sua visão do mundo e da atribuição de significado as coisas, sendo a transposição do real e de imediato a reconstrução criativa pelo imaginário. Onde ela brinca criando uma história com situações, lugares, personagens e eventos que acontecem em seu cotidiano.

As crianças que tem a oportunidade de entrar nos infantários tem seus horizontes ampliados, podendo absolver mais significações do mundo, uma maior interação com o outro e oportunidade de criação e espaço para a imaginação aflorar. Amplia-se o espaço de desenvolvimento, conhecimento e autonomia.


Perfil obrigatório em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):

Funções em algumas das vagas:

- Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;
- Auxílio na limpeza da cantina/refeitório;
- Arrumação de tabuleiros, loiça;
- Embalamento dos talheres;
- Higienização dos vegetais. 



Funções a exercer (Apanhado geral sumário de oportunidades na área - Ensino Superior):
  • Planear e desenvolver intervenção terapêutica transdisciplinar com crianças (3 aos 6 anos) com alterações da funcionalidade e/ou em situação de risco, em contexto comunitário (domicílio e equipamentos pré-escolar/escolar) em Lisboa;
  • Carga Horária: 27h semanais;

Requisitos e Perfil (Apanhado geral sumário de oportunidades na área - Ensino Superior):
  • Licenciatura em Terapia da Fala;
  • Experiência de intervenção com crianças (preferencial);
  • Carta de condução e disponibilidade de viatura própria para deslocações;
  • Domínio de competências ao nível de informática na ótica do utilizador;
  • Orientação para o cliente;
  • Competências na comunicação e relação interpessoal;
  • Facilidade de orientar intervenção terapêutica em contexto individual e de grupo, em domicílios e jardins-de-infância;
  • Capacidade de delegação e realização da intervenção centrada nas necessidades das famílias e envolvendo outros profissionais intervenientes.
  • Capacidade de adaptação e flexibilidade
  • Orientação para resultados e responsabilidade;


Oferta em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades na área):
- Horário:08h00-16h00 (Com algumas pausas) dependendo da função;
- Remuneração compatível com a função (865€ a 1295€) dependendo do cargo;
- Possibilidade de integração em empresa internacional e em crescimento em Portugal.


Já uma creche, é uma instituição destinada a acolher e cuidar de crianças em idade pré-escolar, geralmente entre os 0 e os 3 anos. O principal objetivo das creches é garantir um ambiente seguro e estruturado para cuidar das necessidades básicas das crianças, como alimentação, higiene e repouso, enquanto seus pais ou responsáveis estão no trabalho ou ocupados com outras atividades.

As creches proporcionam uma variedade de atividades adaptadas à idade das crianças, focadas no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor. Através de brincadeiras e atividades lúdicas, as crianças aprendem a explorar o mundo à sua volta, a interagir com os colegas e a desenvolver habilidades motoras e linguísticas básicas.

Além disso, as creches também ajudam no desenvolvimento da autonomia das crianças, ensinando-as a realizar tarefas simples de forma independente e a seguir rotinas diárias.

Em Portugal, o funcionamento das creches é regulamentado e supervisionado pela Segurança Social, e em alguns casos, pelo Ministério da Educação. As creches podem ser públicas, privadas ou cooperativas, e algumas oferecem apoio financeiro às famílias, dependendo das suas condições socioeconómicas. Poderá consultar as oportunidades nos sites oficiais de cada instituição de momento a recrutar, ou alternativamente aqui.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.