Em Portugal muitos colaboradores com 30 anos de serviço ganham o mesmo daqueles que entram hoje.

Em Portugal existem bastantes colaboradores com 30 anos de serviço a ganhar o mesmo daqueles que entram hoje.


Ao longo dos anos, tem-se observado uma tendência de estagnação nos salários de muitos trabalhadores portugueses, especialmente naqueles que permanecem na mesma empresa por um longo período de tempo. Esta realidade é particularmente visível em setores onde não há uma política clara de progressão salarial com base na antiguidade e experiência dos colaboradores.

Esta situação pode criar um sentimento de desmotivação e desvalorização por parte dos colaboradores mais antigos, que veem os seus esforços e dedicação ao longo dos anos não serem adequadamente reconhecidos em termos financeiros. Por outro lado, pode gerar um ambiente de desigualdade salarial e insatisfação entre os trabalhadores, contribuindo para um clima organizacional menos positivo.

Para lidar com esta questão, é fundamental que as empresas adotem políticas claras de progressão salarial que valorizem a experiência e a antiguidade dos colaboradores. Isso pode ser feito através da implementação de planos de carreira estruturados, que definam critérios objetivos para a progressão salarial com base no desempenho e contribuição dos colaboradores ao longo do tempo.

Além disso, é importante que as empresas promovam uma cultura organizacional que reconheça e valorize a experiência e a dedicação dos seus colaboradores mais antigos. Isso pode incluir a realização de programas de reconhecimento e incentivos, bem como a promoção de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional contínuo para todos os colaboradores.

É fundamental que os colaboradores sejam incentivados a dialogar abertamente com a empresa sobre as suas expectativas salariais e oportunidades de progressão na carreira. A transparência e a comunicação aberta entre colaboradores e empregadores são essenciais para garantir um ambiente de trabalho justo e equitativo para todos.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.